Este projeto será de grande utilidade para todos aqueles que gostam de um vento junto a seu PC. Bom toda porta USB é de 5 [V] e 100 [mA] y 2,5 [W], o que nos permite alimentar diversas coisas a partir delas. Tambem, que os cabos de USB tem 4 condutores e suas funcões são as seguintes:

Pin Nome Cor Descrisão

1 VCC Rojo +5[v]

2 D- Blanco Data -

3 D+ Verde Data+

4 GND Negro Tierra

Ventilador USB Terminado

Os elementos necesarios para este projeto são:

-1 Plug USB macho com cabo de 4 vías.

-1 Motor CC (Que funciona dentro das especificações que tolera a porta USB)

-2 CD's ou DVD's.

-1 Cortiça (rolha)

-1 Tubo de Cartão (De papel higiénico é perfeito)

-Aislantes tales como: cinta, espaguetis, silicona, etc.

Antes de começar, deve ter cuidado com as conexões, deve ser bem isoladas, para não dar um curto circuito podendo resultar na destruição das portas USB. ou pior.

Para iniciar, primero corta o macho e a femea no extremo do cabo cable e tirar o isolante popularmente chamado de desencapar, cortar (desencapa) os cabos brancos e verde, ja que não são necesarios para este projeto. Logo retiraremos o isolante dos otros cabos (Roxo e Preto).

Paso 1

Pege un CD ou DVD e corte como aparece na imgem de maneira que seja dividido o mais simétrico posivel, ja que de este será as paletas do ventilador, e por tanto, si as divisões não são cortadas com melhor perfeição posivel podera provocar viração no ventilar.

Paso 2 Paso 2-b

Bem, bobre as divisões que você cortou como na imagem, terminado esta parte faça pegue a rolha e a deixe do tamanho do engate do cd a fixe la. (como nas imagens).

Paso 3 Paso 3-b Paso 3-c

O cabo USB passe o cabo USB por dentro do rolo de papel higienico e faça um pequeno furo para o cabo sair dele e o engate-o em uma estrutura ( na imagem foi usado um cd) E depois por dentro do tubo, unir os fios (+5 e -5) do cabo USB ao motor de correntente continua. Por último unir a hélice ao motor, é recomendavel usar uma boa cola ou algo para fixar todas as partes da estrutura, para que fique bem firme.

Paso 4 Paso 4-b

Como dizem: Eu so acredito vendoooo!!! Então aqui vai um video do ventilador via USB.



Para saber se a USB pode suportar o motor, é recomendavel montar sobre o cabo USB e testar varias vezes em pequenos tempos. Qualquer motor de CC (corente continua = motor que roda com uma pilha) mais por segurança é melhor arrumar um bom. E se quiser pode colocar uma chave para ligar e desligar o ventilador, coloca a chave entre o motor e o cabo, é indiferente em qual dos dois se coloca (Preto ou Rojo).



Bom, eu explico muito mal, mais da pra entender, é simples, mais eu não me responsabilizo caso de algo de errado.

Unknown disse...

asdqwe

Anônimo disse...

sem comentarios

Anônimo disse...

aonde eu arrumo esse motor?!

Anônimo disse...

sera se da certo?

Anônimo disse...

Por acaso faz mal ligar este ventilador na porta usb??

Veja Também