Qualquer software seja de 3d, 2d, ou qualquer outro, sabe que saber sobre teclas de atalho da ferramenta que utiliza adianta e muito nosso lado. Quem já conhece bem o software, acaba eliminando o acesso a comandos e menus pelo mouse, ou não. Mais principalmente para tarefas repetitivas. O problema em algumas situações é descobrir o atalho para aquela função que tanto usamos, se ela não estiver explicita no software acabamos por não encontrar. E então como encontrar esses atalhos? Para a maioria das pessoas uma consulta ao Help do software resolve, mas e quando o sistema de ajuda estiver formulado de maneira deficiente? (como na maioria dos casos).

Como dizem...
Seus problemas acabaram!!!

Para ajudar nessa tarefa, existe um bando de dados com atalhos de teclado para várias ferramentas. E ele se chama KeyXL. Por exemplo, se você é usuário do 3ds Max e está acostumado com os seus atalhos, mas está pensando em migrar para o Maya. Ai você quer saber mas qual é o atalho para acionar o Arc Rotate na Viewport? Para saber qual é o atalho equivalente no Maya, só é preciso uma consulta rápida ao sistema.

Ainda faltam muito atalhos para cadastrar. Existe alguma lista com atalhos para ferramentas open source? Sim! tem o GIMP, Inkscape...
Ainda não existe nenhuma para o Blender, mas isso por que nenhum usuário mandou os atalhos para o sistema.

Para quem está em processo de migração para outra ferramenta, pode se aproveitar muito dessa lista de atalhos. Quer ver o Blender lá? Tudo que você precisa fazer é compilar uma lista com os atalhos e submeter ao sistema deles.

Espero que tenham gostado, e até o proximo.

Veja Também