Saudações novamente pessoal.
A maioria aqui já ouviu falar no Crysis dizem ser o jogo mais realista até o momento, e portador da engine mais avançada para games até o momento. Esses dias atras baixei o demo para matar a curiosidade. O jogo é interessante e, como não poderia deixar de ser, super pesado, e não [e pouco é MUITO pesado. Mas vamos ao que interessa.
Eu estava "fuçando" nas pastas do demo quando, para minha surpresa, encontrei um tal de "Editor" vulgo Sandbox e quando o abri, era nada mais do que a ferramenta de edição da Crytec. Ela é bem completa e interessante em e muito legal de se operar, e como seu filho requer maquina para rodar, aqui irei citar alguns de seus recursos.

Como podem ver na imagens, a cara da ferramenta é semelhante aos modeladores 3D que encontramos por aí. Com certeza o que mais chama a atenção nesse programa é que ele mostra na viewpoint toda a capacidade de renderização da engine em tempo real! Quer dizer, real pra quem tiver um PC potente, muito potente. No meu PC as viewpoints ficaram em média a uns 15~25 fps, isso com ela como qualidade "media" tem a "baixa" e a "super alta" que so roda com o directx 10 ou com um crack que ta rodando pela rede, assunto para outro post...

É incrível como as engines da nova geração de games estão conseguindo renderizar cenas em tempo real que antes demorávamos um bom tempo para fazer em 3D. Nas sequências de imagens vocês podem ver alguns detalhes da engine como.

Suporte a
- normal maps,
- bump maps,
- parallax ( recurso incrível que simula um displace em uma malha simples, reparem nas imagens da areia ),
- subscatering ( nas folhas de algumas árvores, na penúltima imagem dá pra ver nos coqueiros ),
- efeitos volumétricos ( reparem nas imagens em que os coqueiros formam sombras volumétricas no ar ),
- refrações ( reparem a cena subaquática ),
- HDRI ( a iluminação é dinâmica, simula a transição entre dia e noite em tempo real, com todas as diferenças de causa atmosférica nas cores. Se a câmera estiver em um local escuro com uma janela, a imagem de fora ficará extremamente clara. Ao sair do ambiente, o controle de exposição é automaticamente ajustado )
- motion blur ( movimentaçoes rápidas ativam o efeito ), desfocagem ( em algumas imagens é possível reparar que quanto mais distante, mais desfocado ),
- area shadows ( nas primeiras fotos dá pra ver na sombra do coqueiro na areia ), e outros... E, acreditem, você entra no editor de materiais do programa, faz as alterações nos shaders e observa as mudanças em tempo real, muito legal.

A física da engine merece destaque. As explosões são um show à parte. Para você ter uma idéia do que estou falando, é possível derrubar árvores e quebrar seus galhos, pegá-los do chão depois disso e jogá-los para longe.
Como a ferramenta é voltada para o desenvolvimento de jogos, não há nenhuma opção de renderização mais complexa. Ela limita-se a oferecer um recurso de salvar vídeos em divx que são gravados à partir das viewpoints. Ainda temos a oportunidade de ativar o modo jogo na hora em que quisermos e sair jogando na viewpoint para testar. Entre outras coisas...
Há muitas opções para se programar eventos ( movimentos de personagens e cenário ). Podemos exportar a geometria criada no programa para o formato .obj. Infelizmente, a opção de importar objetos de formatos diferentes não está disponível diretamente no programa ( com certeza precisaremos de plugins de terceiros ). Por falar nisso existe um plugin que da para exportar do Max para a CryEngine:
link ->
http://www.crymod.com/thread.php?threadid=9514

Para visualizar melhor as imagens acima é so clicar nelas.

Ah! aqui vai a configuração mínima para se rodar o Crysis (jogo):
-Windows XP ou Vista
- Processador de 2.8GHz (3.2GHz no Vista)
- 1GB de RAM
- HD de 12GB
- placa de vídeo de 256MB
isso é a configuração MÍNIMA e tem de jogar com os graficos em normal para baixo, se tentar rodar em alto fica meio astronauta o jogo...

Links Uteis:

Download jogo Crysis (ja vem com a engine) http://isohunt.com/torrents/?ihq=crysis
Assim que estiver o jogo instalado, procura na pasta do jogo que ira encontrar um .exe de nome sandbox ou algo do tipo rode ele que o icone "editor" um "Ezão" vai aparecer na pasta do jogo esse é o .exe da engine, bom acho que deu para entender, qualquer coisa é so falar.

p.s: desculpa por não saber o nome do .exe para instalar a engine, por eu não estar na cidade em que esta meu pc...

Veja Também