Em mais uma serie do "Faça você mesmo" / ou brincando de MacGyver, teremos hoje, como contruir uma lampada incandescente caseira.
Como sabem, uma lampara incandescente, é um dispositivo que produz luz mediante ao aquecimento por efeito joule de um filamento metálico, geralmente feitos de tungstênio, metal que só derrete quando submetido a temperatura altíssima. Técnicamente são muito ineficientes ja que 90% da electricidade que utilizão são transformadas em calor.

Bom em 1880 um cara chamado Thomas Alva Edison construiu a primeira lâmpada incandescente (isso é o que muita gente acha ou diz que acha), utilizando uma haste de carvão muito fina que aquecendo até próximo ao ponto de fusão passa a emitir luz, dizem que foi a priméira. Hoje em dia se sabe que Heinrich Goebbels, relojoeiro alemão, construiu lámpadas funcionais tres décadas antes. Outros inventores tambem haviam desenvolvidos modelos que funcionavam em laboratórios. Fim do momênto Discovery Channel, vamos a pratica, como fazer uma lampada incandescente caseira...


Os materiais necesários para generar uma lampada caseira são:

1 · Pote de cristal de boca larga.

2 · Pregos.

· Cabo de cobre.

1 · Pilha/Bateria de 4,5 V o gerador de corrente.

· Fio metálico de diferentes espessuaras (pode utilizar fio de ferro de uma esponja metálica ou filamento de tungstênio ou tungsténio (chamado ainda de volfrâmio ou wolfrâmio) ou de uma lampada velha; nos laboratorios se utilizam fio de nicrom (O nichromo é um material obtido de uma "fusão" entre o niquel e o cromo. Com este material se pode fazer cabos que disipão uma grande quantidade de calor.)

Primero, pegue o pote de cristal que vai servir de ampola de vidro da lampada. Em seguida se fura a tampa do pote de crista para colocar os pregos (de preferencia fure com os pregos, esquentando-os) (No caso da tampa do pote ser metálica, se deve isolar a parte superior do prego para que não tenha contato com a tampa). Entre as pontas dos pregos, enrole firmemente o fio metálico (Este deve permanecer unido aos pregos no interior do pote, uma vez que este esteja fechado).


Conectar os outros extremos dos pregos a uma pilha através de cabos de cobre. Se pode colocar um interruptor para fechar o circuito, que são de facil construção. O diagrama do dispositivo é o seguinte:


Se observar que ao fechar o circuito o fio metálico fica incandescente, chegando inclusive a quema e se romper (por não ser de tungstênio ou outros materias de aguentam maior temperatura). Isto faz com que o circuito se abra e a lampada deixe de iluminar.



Aqui vai um video, ela ilumina muito pouco, por estar bem simples, é so colocar umas soldas de prata e mais alguma coisa aqui ou ali, que passa a iluminar melhor, so de usar um fio de tungstênio já melhora um pouco.



Observações:

Se aumentar a potencia (adicionando pilhas em série) para um mesmo fio metálico este quemará antes. I mais, se observar que quanto menor seja a espessura do menos resistente é e que não são todos os materias que aguenta a temperatura por igual.
Assim o fioi de ferro se queima antes que o de nicrom. O fio, e portanto a lampada em sí, serão mais resistentes (no sentido de durar mais tempo) se a fechar em vacuo, que pode ser conseguido, por exemplo, esquentando o pote a banho maria, ja que assim se dispersa parte do ar existente em seu interior.

So para constar: Para evitar que os filamentos entrem em combustão e se queimem rapidamente, remove-se todo o ar da lâmpada, enchendo-a com a mistura de gases inertes, nitrogênio e argônio ou criptônio. (Lampadas não caseiras são compostas com alguns desses gases) ja a lampada o MacGyver não sei o que poderia acontecer se adicionar esses gases, por puco saber sobre eles, mais vo procurar saber e depois faço um up neste artigo.

E até o próximo Profisão Perigo, Faça você mesmo.

Veja Também